O projeto “Crianças da Várzea” atende os termos estabelecidos no edital nº 01/2018 e nas resoluções nº 004/2017 e 038/2018 emitidos pelo Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), recebendo a chancela para captação de recursos junto a pessoas físicas e jurídicas utilizando o dispositivo de incentivo fiscal de dedução no Imposto de Renda. A proposta visa contribuir para o desenvolvimento de uma infância livre da violência no bairro da Várzea, por meio da promoção de atividades culturais e do atendimento integral a crianças em situação de vulnerabilidade social. Estão previstas as seguintes atividades:
-
Atendimento às crianças em situação de vulnerabilidade social.
-
Oficina de Iniciação Musical com Flauta Doce para uma turma de 10 crianças e adolescentes, na faixa etária de 9 a 13 anos, com aulas aulas ocorrendo duas vezes na semana.
-
Rodas de contação de histórias na Praça da Várzea.
-
Encontros Intergeracional de fortalecimento de vínculos entre crianças da educação infantil e os idosos abrigados no Lar Batista para Anciãos.
Projeto Didáticos
Conheça os projetos trabalhados ao longo do ano. As atividades são desenvolvidas nos grupos e socializadas em espaços coletivos que envolvem todas as crianças.
Projeto “Eu me remexo muito e aprendo com meu corpo”
Tem por objetivo estimular a construção da identidade e a consciência corporal de maneira lúdica, trabalhando o tema relacionado ao corpo humano como a identificação, cuidados, higiene e órgãos do sentido. As crianças exploram o mundo ao seu redor através do próprio corpo, vivenciando situações complexas de descoberta do espaço, utilizando as possibilidades oferecidas para desenvolver a noção de espaço e tempo.
Projeto “Comer, crescer e aprender”
Visa explorar e motivar a importância da alimentação saudável, promovendo atividades de aproximação natural com os alimentos, a exemplo da participação espontânea das crianças no planejamento e preparação de um lanche coletivo
Projeto “Folclore, brinquedos e brincadeiras populares”
Busca contribuir no resgate da cultura e das tradições populares, com ênfase nas atividades literárias com a contação de lendas e parlendas. Já os brinquedos e brincadeiras são elementos representativos do folclore e fazem parte da cultura regional e favorecem o desenvolvimento de valores importantes para a formação do ser humano, a exemplo, da cooperação, respeito, solidariedade, autoestima, aceitação e autoconhecimento.
Projeto “Explorando o fundo do mar”
Pretende-se refletir sobre a necessidade da preservação do meio ambiente e despertar a curiosidade das crianças sobre a vida marinha, com destaque para alguns animais (baleias, golfinhos, tubarões, peixes e tartarugas) e plantas aquáticas (algas, corais e sargaço).